CoDAS
http://www.codas.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20192018205
CoDAS
Comunicação Breve

Co-occurrence of phonological traits in orthographic replacement of sonorant phonemes

Coocorrência de traços fonológicos em substituições ortográficas de fonemas soantes

Suellen Vaz; Lourenço Chacon.

Downloads: 2
Views: 891

Abstract

Purpose: This short presentation aims to indicate phonological features inherent to the sonorant consonant class (nasals and liquids) that might be relatively problematic in the orthographic records of these phonemes. Methods: orthographic replacement in text compositionsfrom children in the first grade of elementary school was analyzed. Data analysis was performed according to the Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC). Results: Results reveal that replacement was distributed between the two classes, and within each subclass, relatively unstable phonological contrasts were detected in the orthographic records of these phonemes. Conclusion: This relative instability of contrasts pointed out phonological issues, as well as issues related to the orthographic complexity of each these segments, thus indicating a non-direct relation between speech and spelling.

Keywords

Manual Writing; Language Development; Children; Speech, Language, and Hearing Sciences; Linguistics

Resumo

Objetivo: Esta comunicação breve tem como proposta mostrar os traços fonológicos inerentes à classe das soantes – nasais e líquidas – que seriam mais ou menos problemáticos no registro ortográfico desses fonemas. Método: Foram analisadas substituições ortográficas de produções textuais realizadas por crianças da 1ª série do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada de acordo com o modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC). Resultados: Foi observado que as substituições foram distribuídas entre as duas classes de fonemas e, no interior de cada uma, foram detectados contrastes fonológicos mais e menos instáveis no registro ortográfico desses fonemas. Conclusão: Essa maior e menor instabilidade de contrastes apontou para questões fonológicas, bem como para questões relacionadas à complexidade ortográfica desses segmentos, indicando, portanto, uma relação não direta entre fala e ortografia.

Palavras-chave

Escrita Manual; Desenvolvimento da Linguagem; Crianças; Fonoaudiologia; Linguística

Referências

1 Lamprecht RR. Aquisição fonológica do português. Perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artes Médicas; 2004. [ Links ]

2 Ceron MI, Gubiani MB, Oliveira CR, Keske-Soares M. Factors influencing consonant acquisition in brazilian portuguese-speaking children. J Speech Lang Hear Res. 2017;60(4):759-71. http://dx.doi.org/10.1044/2016_JSLHR-S-15-0208. PMid:28306754. [ Links ]

3 Lazzarotto-Volcão C. O modelo padrão de aquisição de contrastes: uma nova abordagem para o desvio fonológico. Veredas. 2012;16:104-17. [ Links ]

4 Haupt C, Aguiar PG. Variações fonético-fonológicas e desvios fonológicos – um estudo de caso. Rev e-scrita. 2013;4(2):12-25. [ Links ]

5 Wiethan FM, Mota HB, Moraes AB. Modelo de correlações entre consoantes: implicações para a prática clínica. Rev CEFAC. 2016;18(5):1151-60. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161856716. [ Links ]

6 Wiethan FM, Mota HB, Moraes AB. Correlações entre aquisição do vocabulário e da fonologia: número de palavras produzidas versus consoantes adquiridas. CoDAS. 2016;28(4):379-87. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015108. PMid:27509396. [ Links ]

7 Matzenauer CLB. Unidades da fonologia na aquisição da linguagem. Prolíngua. 2014;8(2):17-40. [ Links ]

8 Chacon L, Paschoal L, Vaz S, Pezarini I. Classes fonológicas e ortografia infantil. Rev do GELNE. 2017;18(2):79-99. [ Links ]

9 Chacon L, Vaz S. Relações entre aquisição da percepção auditiva e aprendizagem da ortografia: consoantes soantes em questão. Ling (dis)curso. 2013;13(3):695-719. https://doi.org/10.1590/S1518-76322013000300010. [ Links ]

10 Vaz S, Pezarini IO, Paschoal L, Chacon L. Characteristics of the acquisition of sonorant consonants orthography in Brazilian children from a São Paulo municipality. CoDAS. 2015;27(3):230-5. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20152014114. PMid:26222938. [ Links ]

11 Santos RN. Epênteses nas produções orais e escritas de grupos consonânticos no 1º ciclo do ensino básico. Rev Associação Portuguesa de Linguística. 2016;4:761-78. [ Links ]

12 Miranda ARM. A Fonologia em dados de escrita inicial de crianças brasileiras. Lingüística. 2014;30(2):45-80. [ Links ]

13 Nogueira P, Freitas MJ. Desenvolvimento fonológico em crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade nascidas com muito baixo peso. ALFA – Rev de Linguíst. 2014;58(3):677-702. https://doi.org/10.1590/1981-5794-1409-7. [ Links ]

14 Amorim C. A aquisição de consoantes líquidas em português europeu: contributos para a caracterização da faixa etária 4;0 – 4;11 anos. Rev de Estudos Linguísticos da Universidade de Porto. 2014;9:59-82. [ Links ]

15 Hernandorena CLM, Lamprecht RR. A aquisição das consoantes líquidas do português. Let Hoje. 1997;32(4):7-22. [ Links ]


Submetido em:
10/09/2018

Aceito em:
05/06/2019

5e78ff4d0e88256e2168aeef codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections