CoDAS
http://www.codas.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20202019206
CoDAS
Artigo Original

Consciência fonológica, nomeação automática rápida e leitura em adultos analfabetos funcionais

Phonological awareness, rapid automatized naming, and reading of functionally illiterate adults

Matheus Sant’Ana Michelino, Elizeu Coutinho Macedo

Downloads: 6
Views: 820

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil de adultos analfabetos funcionais em tarefas de leitura, consciência fonológica (CF), e nomeação automática rápida (NAR); bem como correlacionar o desempenho dessas tarefas. Além disso, buscou-se compreender quanto que o desempenho em CF e NAR predizem o resultado em leitura de palavras e pseudopalavras. Método: Foram avaliados 23 adultos analfabetos funcionais em tarefas de inteligência, leitura, CF e NAR. Resultados: Os participantes apresentaram dificuldades em CF, tendo pobre desempenho em tarefas que envolviam análise e manipulação de fonemas. Em NAR, apresentaram maior facilidade na nomeação de itens alfanuméricos. Em relação à leitura, houve dificuldades no processamento fonológico, apresentando erros por troca fonológica. Análises de correlação indicaram que a leitura apresentou maiores correlações com NAR do que com CF. Por fim, a análise de regressão indicou que o desempenho em NAR é capaz de explicar mais da metade do resultado em leitura dos participantes. Conclusão: De modo geral, o perfil dos adultos analfabetos funcionais se caracteriza por apresentar prejuízos nas habilidades avaliadas, sendo esses prejuízos mais evidentes em CF ao nível dos fonemas, bem como na nomeação de itens não-alfanuméricos. Além disso, os resultados em NAR explicam melhor os resultados de leitura de palavras e pseudopalavras do que os resultados em CF.

Palavras-chave

Linguagem; Leitura; Analfabetismo; Aprendizagem; Adultos

Abstract

Purpose: The study’s purpose is to describe the cognitive profile of a sample of functionally illiterate individuals in reading, phonological awareness (PA) and rapid automatized naming (RAN), as well as to correlate the performance of these tasks. Moreover, it sought to understand how the performances in PA and RAN predict results in reading of words and pseudowords. Methods: 23 functionally illiterate adults were assessed for intelligence, reading, PA and RAN tasks. Results: Participants showed difficulties in PA, performing poorly in tasks involving phoneme analysis and manipulation. In RAN, they found it easier to name alphanumeric items. Regarding reading, they presented difficulties in phonological processing, with errors caused by phonological exchange. Correlation analyses indicated that reading presented higher correlations with RAN than PA. Finally, a regression analysis indicated that performance in RAN can account for more than half of participants’ reading results. Conclusion: In general, the profile of functionally illiterate adults presents impairment in the abilities assessed that are more evident in PA at phoneme levels as well as in naming of non-alphanumerical items. Moreover, the results in RAN explain those in word and pseudowords reading better than the results in PA.

Keywords

Language; Reading; Illiteracy; Learning; Adults

Referências

1. UNESCO: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Literacy rates continue to rise from one generation to the next. Paris: Unesco; 2017

2. IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: educação 2018. Rio de Janeiro: IBGE; 2019.

3. Ação Educativa, Instituto Paulo Montenegro. Indicador de alfabetismo funcional 2018: resultados preliminares. Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa; 2018.

4. Wagner RK, Torgesen JK. The nature of phonological processing and its causal role in the acquisition of reading skills. Psychol Bull. 1987;101(2):192-212. http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.101.2.192
» http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.101.2.192

5. Peterson RL, Arnett AB, Pennington BF, Byrne B, Samuelsson S, Olson RK. Literacy acquisition influences children’s rapid automatized naming. Dev Sci. 2018;21(3):e12589. http://dx.doi.org/10.1111/desc.12589 PMid:28812316.
» http://dx.doi.org/10.1111/desc.12589

6. Vander Stappen C, Reybroeck MV. Phonological awareness and rapid automatized naming are independent phonological competencies with specific impacts on word reading and spelling: an intervention study. Front Psychol. 2018;9:320. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00320 PMid:29593618.
» http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00320

7. Landgraf S, Beyer R, Hild I, Schneider N, Horn E, Schaadt G, et al. Impact of phonological processing skills on written language acquisition in illiterate adults. Dev Cogn Neurosci. 2012;2(Supl 1):S129-38. http://dx.doi.org/10.1016/j.dcn.2011.11.006 PMid:22682902.
» http://dx.doi.org/10.1016/j.dcn.2011.11.006

8. Dehaene S, Cohen L, Morais J, Kolinsky R. Illiterate to literate: behavioural and cerebral changes induced by reading acquisition. Nat Rev Neurosci. 2015;16(4):234-44. http://dx.doi.org/10.1038/nrn3924 PMid:25783611.
» http://dx.doi.org/10.1038/nrn3924

9. Boltzmann M, Mohammadi B, Samii A, Münte TF, Rüsseler J. Structural changes in functionally illiterate adults after intensive training. Neuroscience. 2017;344:229-42. http://dx.doi.org/10.1016/j.neuroscience.2016.12.049 PMid:28069530.
» http://dx.doi.org/10.1016/j.neuroscience.2016.12.049

10. Braga LW, Amemiya E, Tauil A, Suguieda D, Lacerda C, Klein E, et al. Tracking adult literacy acquisition with functional MRI: a single-case study. Mind Brain Educ. 2017;11(3):121-32. http://dx.doi.org/10.1111/mbe.12143
» http://dx.doi.org/10.1111/mbe.12143

11. Araújo S, Fernandes T, Huettig F. Learning to read facilitates the retrieval of phonological representations in rapid automatized naming: evidence from unschooled illiterate, ex-illiterate, and schooled literate adults. Dev Sci. 2019;22(4):e12783. http://dx.doi.org/10.1111/desc.12783 PMid:30516315.
» http://dx.doi.org/10.1111/desc.12783

12. Bottino AG, Correa J. A compreensão leitora de jovens e adultos tardiamente escolarizados. Psicol Reflex Crit. 2013;26(2):405-13. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000200021
» http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000200021

13. Corrêa MF, Cardoso-Martins C. O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos. Psicol Reflex Crit. 2012;25(4):802-8. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400020
» http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400020

14. Todos Pela Educação. Anuário brasileiro da educação básica. São Paulo: Moderna; 2019.

15. Seabra AG, Capovilla FC. Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras. São Paulo: Memnon; 2010.

16. Trentini CM, Yates DB, Heck VS. Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI): manual profissional. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2014.

17. Lukasova K. Alterações fonológicas e motoras na dislexia do desenvolvimento [dissertação]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2006.

18. Scarton CE, Aluísio SM. Análise da Inteligibilidade de textos via ferramentas de Processamento de Língua Natural: adaptando as métricas do Coh-Metrix para o Português. Linguamática. 2010;2(1):45-61.

19. Seabra AG, Capovilla FC. Prova de consciência fonológica por produção oral In: Seabra AG, Dias NM, editores. Avaliação neuropsicológica cognitiva: linguagem oral. São Paulo: Memnon; 2012.

20. Silva PB, Mecca TP, Macedo EC. Teste de Nomeação Automática – TENA: manual. São Paulo: Hogrefe; 2018.

21. Kolinsky R. How learning to read influences language and cognition. In: Pollatsek A, Treiman R. The Oxford handbook of reading. New York: Oxford University Press; 2015.

22. Yassuda MS, Diniz BSO, Flaks MK, Viola LF, Pereira FS, Nunes PV, et al. Neuropsychological profile of brazilian older adults with heterogeneous educational backgrounds. Arch Clin Neuropsychol. 2009;24(1):71-9. http://dx.doi.org/10.1093/arclin/acp009 PMid:19041220.
» http://dx.doi.org/10.1093/arclin/acp009

23. Landgraf S, Beyer R, Pannekamp A, Schaadt G, Koch D, Foth M, et al. Dissociating improvement of attention and intelligence during written language acquisition in adults. Int J Intell Sci. 2011;01(02):17-24. http://dx.doi.org/10.4236/ijis.2011.12003
» http://dx.doi.org/10.4236/ijis.2011.12003

24. Vágvölgyi R, Rohland LM, Sahlender M, Dresler T, Schrader J, Nuerk HC. Diversity of functional illiterate cases: results from a multiple-single case study. Z Erziehwiss. 2019;22(1):123-51. http://dx.doi.org/10.1007/s11618-018-00863-z
» http://dx.doi.org/10.1007/s11618-018-00863-z

25. Dias NM, Minervino CASM, Reppold CT, Macedo EC, Seabra AG. Avaliação das estratégias de leitura em leitores típicos e disléxicos: abordagem neuropsicológica. Psicol Teor Prat. 2015;17(2):171-84. http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n2p171-184
» http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n2p171-184

26. Toledo Piza CM, Macedo EC, Miranda MC, Bueno OFA. Contrasting group analysis of Brazilian students with dyslexia and good readers using the computerized reading and writing assessment battery “BALE”. Front Psychol. 2014;5:837. PMid:25132829.

27. Huettig F, Lachmann T, Reis A, Petersson KM. Distinguishing cause from effect: many deficits associated with developmental dyslexia may be a consequence of reduced and suboptimal reading experience. Lang Cogn Neurosci. 2018;33(3):333-50. http://dx.doi.org/10.1080/23273798.2017.1348528
» http://dx.doi.org/10.1080/23273798.2017.1348528

28. Huettig F, Kolinsky R, Lachmann T. The culturally coopted brain: how literacy affects the human mind. Lang Cogn Neurosci. 2018;33(3):275-7. http://dx.doi.org/10.1080/23273798.2018.1425803
» http://dx.doi.org/10.1080/23273798.2018.1425803

29. Corrêa MF. Como os adultos aprendem a ler? Evidências de um estudo com adultos pouco alfabetizados e crianças com a mesma habilidade de leitura [dissertação]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2009.

30. Vander Stappen C, Reybroeck MV. Phonological awareness and rapid automatized naming are independent phonological competencies with specific impacts on word reading and spelling: an intervention study. Front Psychol. 2018;9:320. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00320 PMid:29593618.
» http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00320


Submetido em:
16/08/2019

Aceito em:
02/03/2020

60c4feb4a953951d820f85b3 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections