CoDAS
http://www.codas.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/2317-1782/20202020225
CoDAS
Artigo Original

Estratégias de prevenção da COVID-19 no retorno das atividades em Clínica Escola de Fonoaudiologia

COVID-19 prevention strategies during the return to activities in a Speech Therapy Teaching Clinic

Karla Vasconcelos; Beatriz Paiva Bueno de Almeida; Simone dos Santos Barreto

Downloads: 2
Views: 599

Resumo

Objetivo: Descrever as estratégias utilizadas durante o período da pandemia de COVID-19 para o retorno das atividades acadêmicas e assistenciais em saúde da Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira. Método: Estudo descritivo, baseado em pesquisa documental. Para embasar as estratégias, foram utilizadas recomendações oficiais de instituições ou organizações nacionais ou internacionais no combate da COVID-19 publicadas entre os meses de março e junho de 2020. O plano estratégico proposto partiu da análise do serviço considerando as dimensões: infraestrutura, recursos materiais, recursos humanos e perfil dos usuários. Os resultados foram apresentados de forma descritiva. Resultados: Foram planejadas ações referentes a adaptações na infraestrutura, cuidados com o ambiente, planejamento e implementação da nova rotina de atendimento e protocolo de biossegurança, fundamentadas nas recomendações sanitárias para enfrentamento da situação sanitária publicadas até o momento. O apoio técnico-científico de profissionais do campo da biossegurança foi fundamental na avaliação dos riscos locais e no estabelecimento de medidas de prevenção. Conclusão: A descrição detalhada serve como instrumento norteador para o retorno das atividades com o máximo de segurança possível. Para que sejam eficazes, as estratégias de combate a infecções de qualquer natureza devem levar em consideração, no momento de sua formulação, as particularidades que cada ambiente de assistência à saúde possui. As novas rotinas devem contemplar a realidade socioeconômica local e permitir o cumprimento dos objetivos acadêmicos e sociais da Clínica Escola, mas devem ser revistas em períodos preestabelecidos pelos gestores ou de acordo com a evolução da situação sanitária local.

Palavras-chave

Contenção de Riscos Biológicos; Fonoaudiologia; Educação Continuada; Infecções por CoronavÍrus; Saúde Coletiva

Abstract

Purpose: Describe the preventive strategies used during the COVID-19 pandemic in the return of academic and health care activities in a Speech Therapy Teaching Clinic at a Brazilian public university. Methods: This is a descriptive study based on documentary research. The strategies were based on official recommendations from national and international institutions and/or organizations to combat COVID-19 published between March and June 2020. The strategic plan included an analysis of the clinic’s infrastructure, material and human resources, and user profile. The results are presented descriptively. Results: Actions based on the health recommendations to face the COVID-19 pandemic published until then considered adaptations to the infrastructure, care for the environment, and planning and implementation of a new health care routine and a biosafety protocol. The technical-scientific support provided by professionals in the field of biosafety was essential to assess local risks and establish preventive measures. Conclusion: A detailed description of strategies is a guiding instrument for the return to activities in the safest manner. To be effective, strategies to combat infections of any nature should be formulated considering the particularities of each health care environment. The new routines should contemplate the local socioeconomic reality and fulfill the academic and social objectives of the Speech Therapy Teaching Clinic, but they should be revised by the management team periodically or as the local health situation evolves.

Keywords

Containment of Biohazards; Speech, Language and Hearing Sciences; Education, Continuing; Coronavirus Infections; Public Health

Referências

1) Brasil. Ministério da Saúde. Coronavírus COVID-19. O que você precisa saber [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/
» https://coronavirus.saude.gov.br/
2) IRRD: Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. LIKA: Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami. COVID-19: orientações para profissionais de saúde. Décima primeira Edição [Internet]. Recife: IRRD/UFRPE/LIKA/UFPE; 2020 [acesso em 2020 Jun 12]. Disponível em: https://www.irrd.org/respostaemergencial/
» https://www.irrd.org/respostaemergencial/
3) OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
» https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
4) PAHO: Pan American Health Organization. Rapid Assessment of service delivery for NDCs during the COVID-19 pandemic in the Americas [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
» https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52250/PAHONMHNVCOVID-19200024_eng.pdf?sequence=6
5) Brasil. Ministério da Educação. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 [Internet]. Diário Oficial da União; Brasília; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
» http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
6) Brasil. Conselho Federal de Fonoaudiologia. Recomendação CFFa nº 19, de 19 de março de 2020 [Internet]. Diário Oficial da União; Brasília; 2020 [acesso em 2020 Maio 11]. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/noticias/arquivos/arquivos_135.pdf
» http://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/noticias/arquivos/arquivos_135.pdf
7) Zhang W. Manual de Prevenção e Controle da COVID-19 segundo o Doutor Wenhong Zhang [Internet]. São Paulo: Polo Books; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content/uploads/2020/04/manual_prev_covid19_17_04_2020.pdf
» http://www.dfl.com.br/covid19/wp-content/uploads/2020/04/manual_prev_covid19_17_04_2020.pdf
8) OMS: Organizatión Mundial de la Salud. Guía para la elaboración a nivel local: formulaciones recomendadas por la OMS para la desinfección de las manos [Internet]. OMS; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_PSP_GPSC1_GuiaParaLaElaboracionLocalWEB-2012.pdf
» https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_PSP_GPSC1_GuiaParaLaElaboracionLocalWEB-2012.pdf
9) OPAS: Organização Pan-Americana da Saúde. Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientação provisória 06 de abril de 2020 [Internet]. OPAS; 2020 [acesso em 2020 Abr 8]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51994/OPASBRACOVID1920041_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y
» https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/51994/OPASBRACOVID1920041_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y
10) PAHO: Pan American Health Organization. Care for health workers exposed to the new coronavirus (COVID-19) in health facilities [Internet]. PAHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52032/PAHOPHEIMCovid1920005_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
» https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52032/PAHOPHEIMCovid1920005_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y
11) Chin AWH, Chu JTS, Perera MRA, Hui KPY, Yen HL, Chan MCW, et al. Stability of SARS-CoV2 in different environmental conditions. Lancet Microbe. 2020;1(1):e10. http://dx.doi.org/10.1016/S2666-5247(20)30003-3 PMID: 32835322.
» http://dx.doi.org/10.1016/S2666-5247(20)30003-3
12) van Doremalen N, Bushmaker T, Morris DH, Holbrook MG, Gamble A, Williamson BN, et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. N Engl J Med. 2020;382(16):1564-7. http://dx.doi.org/10.1056/NEJMc2004973 PMid:32182409.
» http://dx.doi.org/10.1056/NEJMc2004973
13) WHO: Word Health Organization. Cleaning and disinfection of environmental surfaces in the context of COVID-19 [Internet]. WHO; 2020 [acesso em 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-inthe-context-of-covid-19
» https://www.who.int/publications/i/item/cleaning-and-disinfection-of-environmental-surfaces-inthe-context-of-covid-19
14) OPS: Organización Panamericana de la Salud. Lista de verificación para la gestión de los trabajadores de salud durante la respuesta a la COVID-19 [Internet]. OPS; 2020 [acesso em 2020 Jun 16]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52124/OPSHSSHRCOVID-19200011_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
» https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52124/OPSHSSHRCOVID-19200011_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
15) Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (sars-cov-2) [Internet]. Brasília: ANVISA; 2020 [acesso em 2020 Maio 25]. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
» http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28
16) ABA: Academia Brasileira de Audiologia. Nota Técnica – Recomendações para o retorno da prática em Audiologia [Internet]. ABA; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.audiologiabrasil.org.br/portal/arquivosfiles/ABA%20nota%20t%C3%A9cnica1%20junho2020.pdf
» https://www.audiologiabrasil.org.br/portal/arquivosfiles/ABA%20nota%20t%C3%A9cnica1%20junho2020.pdf
17) Gallasch CH, Cunha ML, Pereira LAS, Silva-Junior JS. Prevenção relacionada à exposição ocupacional: COVID-19. Rev Enferm UERJ. [Internet]. 2020;28:e49596. [acesso em 2020 Maio 20]. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
» https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49596
18) Quadri NS, Thielen BK, Erayil SE, Gulleen EA, Krohn K. Deploying medical students to combat misinformation during the COVID-19 pandemic. Acad Pediatr. [Internet]. 2020;20:762-3 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7265844/pdf/main.pdf
» https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7265844/pdf/main.pdf
19) SBFa: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Conselho Federal de Fonoaudiologia. Considerações para a retomada das atividades de ensino em fonoaudiologia nos tempos da pandemia de COVID-19 [livro eletrônico]. São Paulo: SBFa; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/wp-content/uploads/2020/09/CFFa_Manual_PLANO_DE_RETOMADA_DE_ATIVIDADES_ENSINO_EM_FONOAUDIOLOGIA.pdf
20) CFFa: Conselho Federal de Fonoaudiologia. Manual de biossegurança [Internet]. 2. ed. Brasília: CFFa; 2020. [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/comunicacao/manual-de-biosseguranca/
» https://www.fonoaudiologia.org.br/comunicacao/manual-de-biosseguranca/
21) Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 048, de 01 de julho de 2020. Recomenda ao Ministério da Educação, que observe o Parecer Técnico nº 162/2020, no que diz respeito a estágios e práticas na área da saúde durante a pandemia de Covid-19 [Internet]. Diário Oficial da União; Brasília; 2020 [acesso em 2020 Jun 18]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/Recomendacoes/2020/Reco048.pdf
» http://conselho.saude.gov.br/images/Recomendacoes/2020/Reco048.pdf


Submetido em:
13/07/2020

Aceito em:
07/10/2020

61954e7ca953954a60504408 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections