CoDAS
http://www.codas.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/2317-1782/e20240148pt
CoDAS
Original Article

Os efeitos do método DHACA na comunicação expressiva em crianças com transtorno do espectro do autismo

The effects of the DHACA method on expressive communication in children with autism spectrum disorder

Fernanda Cristina de Oliveira Luna Barbosa; Ana Cristina de Albuquerque Montenegro; Bianca Arruda Manchester de Queiroga

Downloads: 0
Views: 23

Resumo

RESUMO: Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar as contribuições do método DHACA no desenvolvimento da Comunicação Expressiva em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Método: Trata-se de uma pesquisa longitudinal, do tipo série de casos. A amostra foi constituída por 12 crianças com TEA, com comunicação não verbal ou minimamente verbal, nível de suporte um ou dois. Os dados do estudo foram obtidos por meio da aplicação do Protocolo ACOTEA-R a partir da análise de vídeos gravados das sessões de intervenção antes e após a utilização do Método DHACA. Foram realizadas 20 (vinte) sessões individuais de atendimento fonoaudiológico utilizando o Método DHACA.

Resultados: Após intervenção com o protocolo ACOTEA-R, houve um avanço geral nas habilidades de comunicação expressiva de 10 dos 12 participantes. Quanto ao perfil comunicativo, inicialmente 10 crianças eram não verbais e 02 minimamente verbais. Após a intervenção, 07 evoluíram para o padrão verbal, enquanto 05 crianças permaneceram não verbais. Destaca-se o progresso das seguintes habilidades comunicativas: utilização de frases com quatro ou mais palavras, nomeação de objetos, expressões sociais, cumprimento de pessoas e produção de comentários. Evidenciou-se, ademais, que 08 dos 12 participantes conseguiram avançar até a terceira habilidade do Método DHACA, caracterizada pelo Pedido com Ampliação Lexical e Morfossintática.

Conclusão: Evidenciou-se evolução no desenvolvimento da comunicação expressiva das crianças, tanto por meio do uso do livro de comunicação quanto pela fala, após intervenção com o método DHACA.

Palavras-chave

Autismo, Comunicação, Fonoaudiologia, Tecnologia Assistiva, Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos

Abstract

Purpose  This study aimed to assess the contributions of the DHACA method to expressive communication development in children with autism spectrum disorder (ASD).

Methods  This longitudinal case series study had a sample of 12 children with ASD, nonverbal or minimally verbal communication, and support level one or two. Data were collected by applying the ACOTEA-R Protocol by analyzing videos recorded during intervention sessions before and after using the DHACA. Participants underwent 20 individual speech-language-hearing sessions with the DHACA.

Results  After the intervention with the ACOTEA-R, 10 of the 12 children improved their overall expressive communication skills. Concerning the communicative profile, initially, 10 children were nonverbal and 2 were minimally verbal. After the intervention, 7 evolved to a verbal pattern, whereas 5 remained nonverbal. The progress of the following communication skills stands out: use of sentences with four or more words, naming objects, social expressions, greeting people, and making comments. Moreover, 8 of the 12 participants advanced to the third skill in the DHACA, characterized by request with lexical and morphosyntactic expansion.

Conclusion  The children’s speech and use of the communication book indicated progress in their expressive communication development after intervention with the DHACA.

Keywords

Autism; Communication; Speech, Language and Hearing Sciences; Assistive Technology; Alternative and Augmentative Communication Systems

References

1 Maenner MJ, Shaw KA, Bakian AV, Bilder DA, Durkin MS, Esler A, et al. Prevalence and characteristics of autism spectrum disorder among children aged 8 years - autism and developmental disabilities monitoring network, 11 Sites, United States. MMWR Surveill Summ. 2021;70(11):1-16. http://doi.org/10.15585/mmwr.ss7011a1. PMid:34855725.

2 Freitas FA, Montenegro AC, Fernandes FD, Delgado IC, Almeida LN, Alves GA. Communicative skills of children with autistic spectrum disorder: clinical and family perception. Rev CEFAC. 2021;23(4):e1521. http://doi.org/10.1590/1982-0216/20212341521.

3 Montenegro ACA, Xavier IAL. Transtornos da Linguagem em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Feitosa ALF, Depolli GT, Vogeley AC, editors. Mapas Conceituais em Fonoaudiologia: Linguagem. Ribeirão Preto: Editora Book Toy; 2022. p. 57-64.

4 Posar A, Visconti P. Update about “minimally verbal” children with autism spectrum disorder. Rev Paul Pediatr. 2022;40:e2020158. http://doi.org/10.1590/1984-0462/2022/40/2020158. PMid:34495269.

5 Santos ACF, Xavier IA, Queiroga BAM, Rosal AGC, Lima RASC, Montenegro ACA. Speech-language-hearing teletherapy for children with autism spectrum disorders during the covid-19 pandemic. Rev CEFAC. 2023;25(1):e10422. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202325110422.

6 Borges WF, Tartuci D. Tecnologia assistiva: concepções de professores e as problematizações geradas pela imprecisão conceitual. Rev Bras Educ Espec. 2017;23(1):81-96. http://doi.org/10.1590/s1413-65382317000100007.

7 Montenegro AC, Xavier IA, Lima R. Autismo Comunica: comunicação alternativa promovendo acessibilidade comunicacional. In: Araújo NA, Lucena JA, Studart-Pereira L, editores. Relatos de experiências em Fonoaudiologia. Recife: Editora UFPE; 2020

8 Montenegro ACA, Leite GA, Franco NM, Santos D, Pereira JEA, Xavier IALN. Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do autismo. Audiol Commun Res. 2021;26:e2442. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2442.

9 Montenegro ACA, Silva LKS, Bonotto RCS, Lima RASC, Xavier IALN. Use of a robust alternative communication system in autism spectrum disorder: a case report. Rev CEFAC. 2022;24(2):e11421. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202224211421s.

10 Montenegro ACA, Leite GA, Moura DAA, Silva AGS, Xavier IALN, Lima RA. Development of communication skills in an adolescent with autism, using alternative communication: a case report. Rev CEFAC. 2023;25(3):e11122. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202325311122s.

11 Montenegro ACA, Silva AGS, Queiroga B, Lima RA, Xavier IALN. Método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo – DHACA: validação da aparência e do conteúdo. CoDAS. 2024;36(3):e20230138. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20232023138en. PMid:38126457.

12 APA: American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2013

13 Montenegro ACA. Avaliação Indireta de Preferências (AIP). In: Montenegro ACA, Lima, RASC, Xavier, IALN. Método Dhaca Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo. Ribeirão Preto: Booktoy; 2024. p. 74-77

14 Montenegro ACA, Lima RASC, Xavier IALN. Avaliação da Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo– ACOTEA- R. In: Montenegro ACA, Lima, RASC, Xavier, IALN, Método Dhaca Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo. Ribeirão Preto: Booktoy; 2024. p. 83-98

15 Farias SP, Elias NC. Marcos do comportamento verbal e intervenção comportamental intensiva em trigêmeos com autismo. Psicol Esc Educ. 2020;24:e215946. http://doi.org/10.1590/2175-35392020215946.

16 Leonet O, Orcasitas-Vicandi M, Langarika-Rocafort A, Mondragon NI, Etxebarrieta GR. A systematic review of augmentative and alternative communication interventions for children aged from 0 to 6 years. Lang Speech Hear Serv Sch. 2022;53(3):894-920. http://doi.org/10.1044/2022_LSHSS-21-00191. PMid:35759607.

17 Mohan V, Kunnath SK, Philip VS, Mohan LS, Thampi N. Capitalizing on technology for developing communication skills in autism spectrum disorder: a single case study. Disabil Rehabil Assist Technol. 2019;14(1):75-81. http://doi.org/10.1080/17483107.2017.1413144. PMid:29241371.

18 Nunes D, Walter C. AAC and autism in Brazil: a descriptive review. Int J Disabil Dev Educ. 2020;67(3):263-79. http://doi.org/10.1080/1034912X.2018.1515424.

19 Brynskov C, Eigsti IM, Jorgensen M, Lemvke S, Bohn OS, Krojgaard P. Syntax and Morphology in Danish-Speaking Children with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord. 2017;47(2):373-83. http://doi.org/10.1007/s10803-016-2962-7. PMid:27844246.

20 Ganz JB, Simpson RL. Effects on communicative requesting and speech development of the Picture Exchange Communication System in children with characteristics of autism. J Autism Dev Disord. 2004;34(4):395-409. http://doi.org/10.1023/B:JADD.0000037416.59095.d7. PMid:15449515.

21 Silva SP, Walter CC, Nunes LR, D’oliveira P. Avaliação dos efeitos de um programa de leitura e comunicação para crianças com autismo. Revista Educação Especial. 2019;32:e120. http://doi.org/10.5902/1984686X40898.

22 Millar DC, Light JC, Schlosser RW. The impact of augmentative and alternative communication intervention on the speech production of individuals with developmental disabilities: a research review. J Speech Lang Hear Res. 2006;49(2):248-64. http://doi.org/10.1044/1092-4388(2006/021). PMid:16671842.

23 White EN, Ayres KM, Snyder SK, Cagliani RR, Ledford JR. Augmentative and alternative communication and speech production for individuals with ASD: a systematic. J Autism Dev Disord. 2021;51(11):4199-212. http://doi.org/10.1007/s10803-021-04868-2. PMid:33511525.

24 Holyfield C, Drager KDR, Kremkow JMD, Light J. A systematic review of evidence-based instruction for individuals with autism using mobile augmentative and alternative communication technology. Rev J Autism Dev Disord. 2024;11(1):210-24. http://doi.org/10.1007/s40489-022-00334-6.

25 Butt AK, Zubair R, Rathore FA. The role of augmentative and alternative communication in speech and language therapy: a mini review. J Pak Med Assoc. 2022;72(3):581-4. http://doi.org/10.47391/JPMA.22-023. PMid:35320253.

26 Moretto G, Ishihara M, Ribeiro M, Caetano SC, Perissinoto J, Tamanaha AC. Interferência do meio comunicativo da criança com transtorno do espectro do autismo na qualidade de vida de suas mães. CoDAS. 2020;32(6):e20190170. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019170. PMid:33331540.
 


Submitted date:
06/04/2024

Accepted date:
12/10/2024

680cf77fa953951659125e41 codas Articles

CoDAS

Share this page
Page Sections