Avaliação fonoaudiológica de linguagem baseada em análise do comportamento aplicada: revisão de escopo
Débora Pontes Cavalcante Almeida; Cíntia Alves Salgado Azoni; Larissa Nadjara Alves Almeida; Ivonaldo Leidson Barbosa Lima; Isabelle Cahino Delgado
Resumo
Palavras-chave
Referências
1 Gitimoghaddam M, Chichkine N, McArthur L, Sangha SS, Symington V. Applied behavior analysis in children and youth with Autism Spectrum Disorders: a scoping review. Perspect Behav Sci. 2022;45(3):521.
2 Smith T, Iadarola S. Evidence base update for Autism Spectrum Disorder. J Clin Child Adolesc Psychol. 2015;44(6):897-922.
3 Fennell B, Dillenburger K. Applied behaviour analysis and autism: science, profession, and practice In: Hou HT, Ryan CS, editores. Behavior analysis. London: InTech; 2018.
4 Dawson G, Jones EJH, Merkle K, Venema K, Lowy R, Faja S, et al. Early behavioral intervention is associated with normalized brain activity in young children with autism. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2012;51(11):1150-9.
5 Nascimento EL, Martins J, Queiroz SJ. Adaptações e estratégias fonoaudiológicas para reabilitação de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Campo Grande: Editora Inovar; 2021. p. 231-47.
6 Gonçalves TM, Pedruzzi CM. Levantamento de protocolos e métodos diagnósticos do transtorno autista aplicáveis na clínica fonoaudiológica: uma revisão de literatura. Rev CEFAC. 2013;15(4):1011-8.
7 Sundberg ML, Michael J. The benefits of skinner’s analysis of verbal behavior for children with autism. Behav Modif. 2001;25(5):698-724.
8 Myers AJ, Cleveland E, Whitby PJS, Boykin AA, Burnette K, Holmes R, et al. Analysis of a statewide early intervention program for young children with ASD. J Autism Dev Disord. 2022;52(11):4994-5006.
9 Padilla KL, Akers JS. Content validity evidence for the verbal behavior milestones assessment and placement program. J Autism Dev Disord. 2021;51(11):4054-66.
10 Barnes CS, Mellor JR, Rehfeldt RA. Implementing the Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP): teaching assessment techniques. Anal Verbal Behav. 2014;30(1):36-47.
11 Montallana KL, Gard BM, Lotfizadeh AD, Poling A. Inter-rater agreement for the milestones and barriers assessments of the Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP). J Autism Dev Disord. 2019;49(5):2015-23.
12 Fernandes FDM. Protocolo de avaliação de habilidades pragmáticas de crianças com transtornos do espectro do autismo. Audiol Commun Res. 2021;26:e2378.
13 Pernambuco L, Espelt A, Magalhães HV Jr, Lima KC. Recomendações para elaboração, tradução, adaptação transcultural e processo de validação de testes em Fonoaudiologia. CoDAS. 2017;29(3):e20160217.
14 Almeida LN, Nascimento JA, Behlau M, Roseno AV, Aguiar A, Almeida AA. Processo de validação de instrumentos de autoavaliação da voz no Brasil. Audiol Commun Res. 2021;26:e2364.
Submetido em:
28/05/2024
Aceito em:
26/11/2024