Transtorno do espectro do autismo: perfil comunicativo antes e após orientação familiar remota
Autism spectrum disorder: communicative profile before and after remote family guidance
Leonara Emanuelle Honório Silva; Denise Brandão de Oliveira e Britto
Resumo
Objetivo: Comparar o perfil comunicativo de crianças com diagnóstico ou risco de Transtorno do Espectro do Autismo antes e após a realização de orientações fonoaudiológicas (tratamento indireto). Método: Participaram deste estudo cuidadores e/ou pais de crianças de dois a nove anos com diagnóstico, ou risco autorrelatado para Transtorno do Espectro do Autismo, com ou sem acompanhamento fonoaudiológico. Anteriormente a intervenção, os cuidadores preencheram os dados do roteiro de caracterização da amostra e da história clínica. Ademais, os cuidadores enviaram um registro em áudio e vídeo, de dez minutos de interação entre a criança e um adulto familiar para análise pragmática à luz do Teste de Linguagem Infantil ABFW. A intervenção incluiu encontros de orientações on-line com compartilhamento de slides e cartilhas de orientação. Após a intervenção foi realizada a coleta de novo vídeo de interação entre adulto e criança para realização da análise pragmática. Resultados: Houve um aumento estatisticamente significativo do número de atos comunicativos por minuto, do número de funções comunicativas utilizadas e do espaço comunicativo ocupado pelas crianças no momento pós-intervenção quando comparado ao momento anterior a intervenção. A maioria das crianças modificou seu meio comunicativo utilizado preferencialmente e aumentou o número de respostas dadas, apesar dessas mudanças não serem estatisticamente significativas. Após os encontros de orientação, a maioria dos participantes alcançou o número de atos comunicativos adequado para a idade. Conclusão: Houve mudanças estatisticamente significativas ao comparar o perfil comunicativo das crianças antes e após as orientações, indicando benefícios nas habilidades pragmáticas dos participantes.
Palavras-chave
Abstract
Purpose: To compare the communicative profile of children diagnosed with or at risk for autism spectrum disorder before and after speech-language-hearing guidance (indirect treatment). Methods: The study included caregivers and/or parents of children aged 2 to 9 years with a diagnosis of or at risk for autism spectrum disorder, with or without speech-language-hearing therapy. Before the intervention, caregivers answered the sample characterization form and clinical history. They also sent a 10-minute audio and video recording of interaction between the child and a familiar adult for pragmatic analysis based on the ABFW Child Language Test. The intervention included online guidance meetings with slides and guidance booklets. After the intervention, a new video of child-adult interaction was collected for pragmatic analysis. Results: There was a statistically significant increase in the number of communicative acts per minute, the number of communicative functions used, and the communicative space occupied by the children from before to after the intervention. Most children changed their preferred means of communication and increased the number of responses, although these changes were not statistically significant. After the guidance meetings, most participants reached the age-appropriate number of communicative acts. Conclusion: Indirect treatment is a good tool to benefit the pragmatic abilities of children with autism spectrum disorder.
Keywords
References
- 1APA: American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Arlington: APA; 2013.
- 2Prelock PJ, Nelson NW. Language and communication in autism: an integrated view. Pediatr Clin North Am. 2012;59(1):129-45. http://doi.org/10.1016/j.pcl.2011.10.008 PMid:22284798.
 » http://doi.org/10.1016/j.pcl.2011.10.008
- 3Balestro JI, Fernandes FDM. Percepção de cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo quanto ao perfil comunicativo de seus filhos após um programa de orientação fonoaudiológica. CoDAS. 2019;31(1):e20170222. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018222 PMid:30843922.
 » http://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018222
- 4Bastos JC, Alves JV No, Breve PPS. Intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista: percepção dos pais. Distúrb Comun. 2020;32(1):14-25. http://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p14-25
 » http://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p14-25
- 5Striano T, Vaish A. Seven- to 9-month-old infants use facial expressions to interpret others’ actions. Br J Dev Psychol. 2006;24(4):753-60. http://doi.org/10.1348/026151005X70319
 » http://doi.org/10.1348/026151005X70319
- 6Mundy P, Sigman M, Kasari C. A longitudinal study of joint attention and language development in autistic children. J Autism Dev Disord. 1990;20(1):115-28. http://doi.org/10.1007/BF02206861 PMid:2324051.
 » http://doi.org/10.1007/BF02206861
- 7Siller M, Sigman M. The behaviors of parents of children with autism predict the subsequent development of their children’s communication. J Autism Dev Disord. 2002;32(2):77-89. http://doi.org/10.1023/A:1014884404276 PMid:12058846.
 » http://doi.org/10.1023/A:1014884404276
- 8Delaney EM, Kaiser AP. The effects of teaching parents blended communication and behavior support strategies. Behav Disord. 2001;26(2):93-116. http://doi.org/10.1177/019874290102600201
 » http://doi.org/10.1177/019874290102600201
- 9Mahoney G, Perales F. Using relationship-focused intervention to enhance the social-emotional functioning of young children with autism spectrum disorders. Top Early Child Spec Educ. 2003;23(2):77-89. http://doi.org/10.1177/02711214030230020301
 » http://doi.org/10.1177/02711214030230020301
- 10Adamson LB, Bakeman R, Deckner DF, Romski M. Joint engagement and the emergence of language in children with autism and Down syndrome. J Autism Dev Disord. 2008;39(1):84-96. http://doi.org/10.1007/s10803-008-0601-7 PMid:18581223.
 » http://doi.org/10.1007/s10803-008-0601-7
- 11Andrade CRF, Befi-lopes DM, Fernandes FDM, Wertzner HF. ABFW: teste de Linguagem Infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono; 2000. p. 77-88.
- 12Fernandes FDM. Orientações para famílias de crianças no espectro do autismo: fonoaudiologia baseada em evidências. Carapicuíba: Pró-Fono; 2020. p. 19-72.
- 13Fortea IB, Herranz NG, Isla MC, Diago CC. Intervención em comunicación en el trastorno del espectro autista mediante el programa. Rev Neurol. 2018;66(S01 Suppl 1):S77-82. http://doi.org/10.33588/rn.66S01.2017533
 » http://doi.org/10.33588/rn.66S01.2017533
- 14Amato CAH, Fernandes FD. O uso interativo da comunicação em crianças autistas verbais e não verbais. Pró-Fono R Atual Cient. 2010;22(4):373-8. http://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400002 PMid:21271085.
 » http://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400002
- 15Hage SRV, Resegue MM, Viveiros DCS, Pacheco EF. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono R Atual Cient. 2007;19(1):49-58. http://doi.org/10.1590/S0104-56872007000100006 PMid:17461347.
 » http://doi.org/10.1590/S0104-56872007000100006
- 16Lemes JMP, Lemes VAMP, Goldfeld M. Desenvolvimento de linguagem infantil e relação mãe/filho na brincadeira simbólica: a importância da orientação fonoaudiológica. Distúrb Comun. [Internet]. 2006 [citado em 2023 Maio 30];18(1):85-94. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-456206#:~:text=Atrav%C3%A9s%20deste%20estudo%20foi%20poss%C3%ADvel%20concluir%20que%20a
 » https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-456206#:~:text=Atrav%C3%A9s%20deste%20estudo%20foi%20poss%C3%ADvel%20concluir%20que%20a
- 17Rossi LP, Lovisi GM, Abelha L, Gomide M. Caminhos Virtuais e Autismo: acesso aos serviços de saúde na perspectiva da Análise de Redes Sociais. Cien Saude Colet. 2018;23(10):3319-26. http://doi.org/10.1590/1413-812320182310.13982018 PMid:30365851.
 » http://doi.org/10.1590/1413-812320182310.13982018
- 18Szwarcwald CL, Stopa SR, Damacena GN, Almeida WS, Souza PRB Jr, Vieira MLFP, et al. Mudanças no padrão de utilização de serviços de saúde no Brasil entre 2013 e 2019. Cien Saude Colet. 2021;26(Suppl 1):2515-28. http://doi.org/10.1590/1413-81232021266.1.43482020 PMid:34133631.
 » http://doi.org/10.1590/1413-81232021266.1.43482020
- 19Silva ZP, Ribeiro MCSA, Barata RB, Almeida MF. Perfil sociodemográfico e padrão de utilização dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), 2003- 2008. Cien Saude Colet. 2011;16(9):3807-16. http://doi.org/10.1590/S1413-81232011001000016. PMid:21987323.
- 20Mendoza-Sassi R, Béria JU, Barros AJD. Outpatient health service utilization and associated factors: a population-based study. Rev Saude Publica. 2003;37(3):372-8. http://doi.org/10.1590/S0034-89102003000300017 PMid:12792690.
 » http://doi.org/10.1590/S0034-89102003000300017
- 21Pinheiro RS, Viacava F, Travassos C, Brito AS. Gender, morbidity, access and utilization of health services in Brazil. Cien Saude Colet. 2002;7(4):687-707. http://doi.org/10.1590/S1413-81232002000400007
 » http://doi.org/10.1590/S1413-81232002000400007
- 22Zanon RB, Backes B, Bosa CA. Diagnóstico do autismo: relação entre fatores contextuais, familiares e da criança. Psicol Teor Prat. 2017;19(1):152-63. http://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p164-175
 » http://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n1p164-175
- 23Silva M, Mulick JA. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia. 2009;29(1):116-31. http://doi.org/10.1590/S1414-98932009000100010
 » http://doi.org/10.1590/S1414-98932009000100010
- 24Oliveira JJR, Moreira IA, Britto DBO. Benefícios da orientação familiar nas dificuldades comunicativas de crianças com transtornos do espectro do autismo. Distúrb Comun. 2022;34(1). http://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53197
 » http://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53197
- 25Pickles A, Le Couteur A, Leadbitter K, Salomone E, Cole-Fletcher R, Tobin H, et al. Parent-mediated social communication therapy for young children with autism (PACT): long-term follow-up of a randomised controlled trial. Lancet. 2016;388(10059):2501-9. http://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31229-6 PMid:27793431.
 » http://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31229-6
- 26Pickard KE, Wainer AL, Bailey KM, Ingersoll BR. A mixed-method evaluation of the feasibility and acceptability of a telehealth-based parent-mediated intervention for children with autism spectrum disorder. Autism. 2016;20(7):845-55. http://doi.org/10.1177/1362361315614496 PMid:26862084.
 » http://doi.org/10.1177/1362361315614496
- 27Turner-Brown L, Hume K, Boyd BA, Kainz K. Preliminary efficacy of family implemented TEACCH for toddlers: effects on parents and their toddlers with autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord. 2019;49(7):2685-98. http://doi.org/10.1007/s10803-016-2812-7. PMid:27241348.
- 28Araújo JLO, Sousa CCA, Farias RRS. Benefits of speech therapy intervention in autism spectrum disorder: literature review. Research. Soc Dev. 2021;10(6):e49610615550. http://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15550.
Submitted date:
08/05/2024
Accepted date:
01/28/2025
 
					

 Facebook
 Facebook Google+
 Google+ Twitter
 Twitter LinkedIn
 LinkedIn Mendeley
 Mendeley StumbleUpon
 StumbleUpon CiteULike
 CiteULike Reddit
 Reddit Email
 Email
 Email
 Email