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http://www.codas.periodikos.com.br/article/doi/10.1590/2317-1782/e20240311pt
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Relato de Caso

Comparação da sincronia gesto-vocal e gestualidade de duas crianças de 3 a 26 meses com e sem transtorno do espectro autista

Comparison of gesture-vocal synchrony and gestures of two children aged 3 to 26 months with and without autism spectrum disorder

Gabriela Luisa Gantier Fernández; Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante; Ana Paula Ramos de Souza

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Resumo

RESUMO: O objetivo foi comparar a sincronia gesto-vocal no funcionamento de linguagem entre mães e bebês e a tipologia gestual de bebês dos 3 aos 26 meses, sendo um deles com transtorno do espectro do autismo (caso R), diagnosticado aos três anos, e outro sem diagnóstico (caso B). A partir de um banco de filmagens das interações da mãe e do bebê realizadas dos 3 aos 26 meses, foram selecionados momentos em que houve maior interação entre mãe e bebê. Foram analisados por meio do software Eudico Linguistic Annotator (ELAN), considerando categorias multimodais de linguagem gestual e de fala das mães e dos bebês para análise estatística descritiva. Os resultados evidenciaram diferenças nas frequências e tipos gestuais entre os bebês e também na sincronia entre eles e suas mães. No caso de B. a sincronia gesto-vocal e variedade de gestos está em um contexto de conjunção entre ele e sua mãe no primeiro ano de vida, o que fez emergir o segundo mecanismo enunciativo no segundo ano de vida. No caso R, as relações de conjunção não se estabeleceram, pois as dificuldades na leitura de gestos de desconforto e incômodo pela mãe, muito presentes no bebê desde seus primeiros meses de vida, dificultaram o engajamento e a atenção compartilhada da mãe e seu bebê, desfavorecendo a inscrição do gesto como linguagem. R. apresentou atraso na aquisição da linguagem aos 26 meses. Apesar da tipologia gestual de B e R serem similares, as frequências, a qualidade e, sobretudo, a sincronia gesto-vocal diferem entre as díades.

Palavras-chave

Autismo, Fala, Multimodalidade, Linguagem, Desenvolvimento Infantil

Keywords

Autism, Speech, Multimodality, Language, Child Development

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Submetido em:
03/10/2024

Aceito em:
03/01/2025

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