Características de intervenção e estratégias fonoaudiológicas na atenção à criança autista em serviços de saúde: revisão de escopo
Intervention characteristics and speech therapy strategies in care for autistic children in health services: a scoping review
Renata Chrystina Bianchi de Barros; Eric Batista Ferreira; Priscila Mara Ventura Amorim Silva; Mariana Minante Khalil; Ana Paula de Moraes Oliveira
Resumo
Objetivo: Identificar e sistematizar a prática fonoaudiológica com crianças autistas em serviços de saúde relatadas enquanto estratégia avaliativa e terapêutica no Brasil. Estratégia de pesquisa: Revisão do tipo escopo seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute e PRISMA-ScR. Artigos, ensaios, revisões e literatura cinzenta disponíveis até 4 de julho de 2024 foram recuperados em bases como PubMed, Scielo, Scopus, Web of Science, ProQuest Central, Embase, EBSCOhost, BVS, BDTD e Google Acadêmico. Listas de referências e revisões sistemáticas relevantes também foram verificadas para documentos adicionais. Critérios de seleção: Baseados no formato PCC (Participantes: crianças autistas de 2 a 12 anos; Conceito: estratégias de avaliação e terapia fonoaudiológica; Contexto: Brasil). Análise dos dados: Os dados foram extraídos com matriz previamente elaborada considerando autor, tipo/ano de publicação, objetivo, amostra, conceito de autismo, tipo/estratégia de intervenção, local e conclusão. Foram realizadas análises quantitativas descritivas e qualitativas. Resultados: Foram incluídos 49 estudos na revisão, sendo possível identificar que as práticas fonoaudiológicas direcionadas a crianças autistas em serviços de saúde brasileiros têm predominância de abordagens terapêuticas e avaliativas realizadas principalmente em clínicas-escola. Conclusão: Embora a fonoaudiologia tenha avançado na personalização do atendimento e na adaptação das estratégias terapêuticas, ainda há um predomínio de intervenções centradas no diagnóstico e reabilitação, com número reduzido de estudos sobre ações de promoção da saúde e inclusão social.
Palavras-chave
Abstract
Purpose: to identify and systematize speech therapy practices with autistic children in healthcare services reported as an evaluative and therapeutic strategy in Brazil. Research strategies: a scoping review following the guidelines of the Joanna Briggs Institute and PRISMA-ScR. Articles, essays, reviews, and gray literature available until July 4, 2024, were retrieved from databases such as PubMed, Scielo, Scopus, Web of Science, ProQuest Central, Embase, EBSCOhost, BVS, BDTD, and Google Scholar. Reference lists and relevant systematic reviews were also checked for additional documents. Selection criteria: based on the PCC format (Participants: autistic children aged 2 to 12 years; Concept: speech therapy assessment and treatment strategies; Context: Brazil). Data analysis: data were extracted using a pre-designed matrix considering author, type/year of publication, objective, sample, autism concept, type/strategy of intervention, setting, and conclusion. Descriptive quantitative and qualitative analyses were performed. Results: a total of 49 studies were included in the review, allowing the identification that speech therapy practices targeting autistic children in Brazilian healthcare services predominantly involve therapeutic and evaluative approaches, mainly carried out in university clinics. Conclusion: although speech therapy has advanced in the personalization of care and adaptation of therapeutic strategies, there is still a predominance of interventions focused on diagnosis and rehabilitation, with a limited number of studies addressing health promotion and social inclusion actions.
Keywords
Referências
1Fernandes FDM, Amato CAH, Molini-Avejonas DR. Language assessment in autism. In: Mohammad MR, editor. A comprehensive book on autism spectrum disorders. London: Intech; 2011. p. 3-22. http://doi.org/10.5772/17412
» http://doi.org/10.5772/17412
2Deutsch SI, Urbano MR. Preface. In: Deutsch SI, Urbano MR, editors. Autism spectrum disorders: the role of genetics in diagnosis and treatment. London: Intech; 2011. http://doi.org/10.5772/976
» http://doi.org/10.5772/976
3Perottino S. Riso e humor: seus efeitos na clínica de linguagem dos autismos. Lingüística. 2019;35(2):129-47. http://doi.org/10.5935/2079-312X.20190021
» http://doi.org/10.5935/2079-312X.20190021
4Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. Linha de cuidado para a atenção às pessoas com transtornos do espectro do autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2015 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoas_transtorno.pdf
» https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoas_transtorno.pdf
5Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2014 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf
» https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf
6CFFa: Conselho Federal de Fonoaudiologia. Fonoaudiologia nas redes de atenção [Internet]. Brasília: Conselho Federal de Fonoaudiologia; 2021 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://fonoaudiologia.org.br/comunicacao/guia-fonoaudiologia-nas-redes-de-atencao/
» https://fonoaudiologia.org.br/comunicacao/guia-fonoaudiologia-nas-redes-de-atencao/
7Kashinath S, Yu B. Embedding intervention strategies within everyday family routines. In: Siller M, Morgan L, editors. Handbook of parent-implemented interventions for very young children with autism. autism and child psychopathology series. Cham: Springer; 2018. http://doi.org/10.1007/978-3-319-90994-3_13
» http://doi.org/10.1007/978-3-319-90994-3_13
8Jerusalinsky A. Considerações preliminares a todo tratamento possível do autismo. Psicologia Argumento [Internet]. 2010 [citado em 2025 Jan 20];28(61):121-125. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19695/19023
» https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19695/19023
9Brasil. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [citado em 2025 Jan 20]. 180 p. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-PNAISC-Vers%C3%A3o-Eletr%C3%B4nica.pdf
» https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-PNAISC-Vers%C3%A3o-Eletr%C3%B4nica.pdf
10Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União; Brasília; 1990 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
» https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
11Mendonça PME, Medeiros AKM, Araujo ET. Modelos para parcerias entre governos e organizações da sociedade civil: análise comparativa de políticas de AIDS, assistência social e cultura no Brasil. Rev Adm Pública. 2019;53(5):802-20. http://doi.org/10.1590/0034-761220180049
» http://doi.org/10.1590/0034-761220180049
12Maenner MJ, Warren Z, Williams AR, Amoakohene E, Bakian AV, Bilder DA, et al. Prevalence and characteristics of Autism Spectrum Disorder among children aged 8 Years – autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, United States, 2020. Atlanta: Centers for Disease Control and Prevention; 2023. 14 p. (vol. 72). http://doi.org/10.15585/mmwr.ss7202a1
» http://doi.org/10.15585/mmwr.ss7202a1
13OMS: Organização das Nações Unidas. Agenda 2030: objetivos de desenvolvimento sustentável [Internet]. Brasília: Nações Unidas Brasil; 2020 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf
» https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf
14Zeidan J, Fombonne E, Scorah J, Ibrahim A, Durkin MS, Saxena S, et al. Global prevalence of autism: a systematic review update. Autism Res. 2022;15(5):778-90. http://doi.org/10.1002/aur.2696 PMid:35238171.
» http://doi.org/10.1002/aur.2696
15Pollock D, Peters M, Khali H, McInerney P, Alexander L, Tricco AC, et al. Recommendations for the extraction, analysis, and presentation of results in scoping reviews. JBI Evidence Synthseis. 2023;21(3):520-32. http://doi.org/10.11124/JBIES-22-00123 PMid:36081365.
» http://doi.org/10.11124/JBIES-22-00123
16Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372(71):n71. http://doi.org/10.1136/bmj.n71 PMid:33782057.
» http://doi.org/10.1136/bmj.n71
17Barros RCB, Ferreira E. Protocolo de revisão de escopo sobre as características de intervenção e estratégias fonoaudiológicas na atenção à criança autista em serviços de saúde. Open Science Framework; 2025 http://doi.org/10.17605/OSF.IO/9Z2VN
» http://doi.org/10.17605/OSF.IO/9Z2VN
18Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan: a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. http://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4 PMid:27919275.
» http://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
19R Core Team. R: a language and environment for statistical computing [software]. Vienna: R Foundation for Statistical Computing; 2024.
20Balestro JI, Fernandes FDM. Caregivers’ perception of children with Autism Spectrum Disorder regarding to the communicative profile of their children after a communicative orientation program. CoDAS. 2019;31(1):e20170222. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018222 PMid:30843922.
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018222
21Balestro JI, Fernandes FDM. Questionário sobre dificuldades comunicativas percebidas por pais de crianças do espectro do autismo. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(3):279-86. http://doi.org/10.1590/S1516-80342012000300008
» http://doi.org/10.1590/S1516-80342012000300008
22Balestro JI, Souza APR, Rechia IC. Terapia fonoaudiológica em três casos do espectro autístico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):129-35. http://doi.org/10.1590/S1516-80342009000100020
» http://doi.org/10.1590/S1516-80342009000100020
23Barbosa CL, Alencar IBG, Mendes VLF, Souza LADP. Fonoaudiologia e escuta clínica em equipe de saúde mental: percepção de pais de crianças com transtorno do espectro do autismo. Rev CEFAC. 2020;22:e10819. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202022110819
» http://doi.org/10.1590/1982-0216/202022110819
24Botura C, Machado DO, Marinho ACO, Almeida AN, Ribas LP. Alterações na pragmática de crianças falantes de português brasileiro com diagnóstico de transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Distúrb Comun. 2021;33(4):627-38. http://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p627-638
» http://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p627-638
25Campelo LD, Lucena JA, Lima CN, Araújo HMM, Viana LGO, Veloso MML, et al. Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças. Rev CEFAC. 2009;11(4):598-606. http://doi.org/10.1590/S1516-18462009000800008
» http://doi.org/10.1590/S1516-18462009000800008
26Cardoso C, Montenegro ML. Speech and language pathology and autistic spectrum. Span J Psychol. 2009;12(2):686-95. http://doi.org/10.1017/S1138741600002055 PMid:19899669.
» http://doi.org/10.1017/S1138741600002055
27Castro B, Loureiro CMV. Interfaces entre Fonoaudiologia e Musicoterapia na interação social e linguagem no Transtorno do Espectro do Autismo. Percepta Revista de Cognição Musical. 2020;8(1):53-73. http://doi.org/10.34018/2318-891X/8(1)53-73
» http://doi.org/10.34018/2318-891X/8(1)53-73
28Costa JMA. Habilidades receptiva e expressiva da linguagem em pré- escolares com diagnóstico de transtorno do espectro autista [dissertação]. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; 2021 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/215075
» http://hdl.handle.net/11449/215075
29Costa VBS, Harsányi E, Martins-Reis VO, Kummer A. Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do teste Children’s Communication Checklist-2. CoDAS. 2013;25(2):115-9. http://doi.org/10.1590/S2317-17822013000200005 PMid:24408239.
» http://doi.org/10.1590/S2317-17822013000200005
30Cruz B, Gomes L. Intervenção fonoaudiológica em crianças com transtorno do espectro autista [trabalho de conclusão de curso]. Goiânia: Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2020 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436
» https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/436
31Cruz FM, Tamanaha AC. From silence to embodied actions in interactions of nonverbal children with Autism Spectrum Disorder. Calidoscopio. 2021;19(2):209-23. http://doi.org/10.4013/cld.2021.192.04
» http://doi.org/10.4013/cld.2021.192.04
32Netrval DAD. Proposta de modelo de indicadores de qualidade para o atendimento oferecido aos indivíduos autistas na cidade de São Paulo [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2014. http://doi.org/10.11606/T.5.2014.tde-24062014-151643
» http://doi.org/10.11606/T.5.2014.tde-24062014-151643
33Ferreira PA, Silva GG, Bagetti T, Starosky P. Intervenção precoce no Transtorno do Espectro do Autismo: o papel da equipe, da fonoaudiologia e da família. Brazilian Journal of Development. 2023;9(6):19852-69. http://doi.org/10.34117/bjdv9n6-075
» http://doi.org/10.34117/bjdv9n6-075
34Santos PA, Bordini D, Scattolin M, Asevedo GRC, Caetano SC, Paula CS, et al. The impact of the implementation of the Picture Exchange Communication System – PECS on understanding instructions in children with Autism Spectrum Disorders. CoDAS. 2021;33(2):1-5. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020041
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020041
35Deliberato D, Adurens F, Rocha ANDC. Brincar e contar histórias com crianças com Transtorno do Espectro Autista: mediação do adulto. Rev Bras Educ Espec. 2021;27:e0128. http://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0128
» http://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0128
36Donadio DMDO, Simões-Zenari M, Santos THF, Sanchez MG, Molini-Avejonas DR, Cardilli-Dias D. Use of the Prompts for Reestructuring Oral Muscular Phonetic Targets (PROMPT) in Autism Spectrum Disorder: a case study. CoDAS. 2024;36(2):e20220299. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022299pt PMid:38126591.
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022299pt
37Evangelista VN. Transtorno do espectro autista e a fonoaudiologia na rede de atenção psicossocial [trabalho de conclusão de curso]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2018 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26362
» https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26362
38Fernandes FDM, Santos THF, Amato CAH, Molini-Avejonas DR. Computerized resources in language therapy with children of the autistic spectrum. Pro Fono. 2010;22(4):415-20. http://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400009 PMid:21271092.
» http://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400009
39Fernandes FD, Cardoso C, Sassi FC, Amato CL, Sousa-Morato PF. Language therapy and autism: results of three different models. Pro Fono. 2008;20(4):267-72. http://doi.org/10.1590/S0104-56872008000400011 PMid:19142471.
» http://doi.org/10.1590/S0104-56872008000400011
40Fernandes FMD, Amato CLH, Balestro JI, Molini-Avejonas DR. Orientação a mães de crianças do espectro autístico a respeito da comunicação e linguagem. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(1):1-7. http://doi.org/10.1590/S2179-64912011000100004 PMid:21552725.
» http://doi.org/10.1590/S2179-64912011000100004
41Ferreira C, Caetano SC, Perissinoto J, Tamanaha AC. Repercussão da implementação do Picture Exchange Communication System - PECS no índice de sobrecarga de mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. CoDAS. 2022;34(3):e20210109. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021109 PMid:35019088.
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021109
42Freitas FAF, Montenegro ACA, Fernandes FDM, Delgado IC, Almeida LNA, Alves GÂS. Habilidades comunicativas em crianças com transtorno do espectro autista: percepção clínica e familiar. Rev CEFAC. 2021;23:e1521. http://doi.org/10.1590/1982-0216/20212341521
» http://doi.org/10.1590/1982-0216/20212341521
43Gomes E, Rotta NT, Pedroso FS, Sleifer P, Danesi MC. Auditory hypersensitivity in children and teenagers with autistic spectrum disorder. Arq Neuropsiquiatr. 2004;62(3B):797-801. http://doi.org/10.1590/S0004-282X2004000500011 PMid:15476072.
» http://doi.org/10.1590/S0004-282X2004000500011
44Kamita MK, Silva LAF, Matas CG. Cortical auditory evoked potentials in autism spectrum disorder: a systematic review. CoDAS. 2021;33(2):e20190207. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019207 PMid:34037100.
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019207
45Kwee CS, Sampaio TMM, Atherino CCT. Autismo: uma avaliação transdisciplinar baseada no programa TEACCH. Rev CEFAC. 2009;11(Suppl 2):217-26. http://doi.org/10.1590/S1516-18462009000600012
» http://doi.org/10.1590/S1516-18462009000600012
46Martins LZ, Fernandes FDM. Short-term speech-language intervention for children with disorders of the autism spectrum. CoDAS. 2013;25(6):542-7. PMid:24626980.
47Matas CG, Gonçalves IC, Magliaro FCL. Audiologic and electrophysiologic evaluation in children with psychiatric disorders. Rev Bras Otorrinolaringol. 2009;75(1):130-8. http://doi.org/10.1016/S1808-8694(15)30844-2 PMid:19488573.
» http://doi.org/10.1016/S1808-8694(15)30844-2
48Mayerle MCCS, Riesgo R, Gergory L, Borges VMS, Sleifer P. Mismatch negativity in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder. Int Arch Otorhinolaryngol. 2023;27(2):e218-25. http://doi.org/10.1055/s-0043-1768209 PMid:37125353.
» http://doi.org/10.1055/s-0043-1768209
49Menezes CG, Perissinoto J. Joint attention ability in children with autistic spectrum disorders. Pro Fono. 2008;20(4):273-9. http://doi.org/10.1590/S0104-56872008000400012 PMid:19142472.
» http://doi.org/10.1590/S0104-56872008000400012
50Miilher LP, Fernandes FDM. Pragmatic, lexical and grammatical abilities of autistic spectrum children. Pro Fono. 2009;21(4):309-14. http://doi.org/10.1590/S0104-56872009000400008 PMid:20098949.
» http://doi.org/10.1590/S0104-56872009000400008
51Miilher LP, Fernandes FDM. Considering responsivity: a proposal for pragmatic analysis in autism spectrum. CoDAS. 2013;25(1):70-5. http://doi.org/10.1590/S2317-17822013000100013 PMid:24408174.
» http://doi.org/10.1590/S2317-17822013000100013
52Misquiatti ARN, Brito MC, Olivati AG, Santos TR, Fernandes FDM. Sociocognitive performance in autism spectrum disorders and interference of the therapeutic environment. CoDAS. 2014;26(5):402-6. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20142013006 PMid:25388074.
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20142013006
53Misquiatti ARN, Brito MC, Ferreira F, Assumpção FB Jr. Sobrecarga familiar e crianças com transtornos do espectro do autismo: perspectiva dos cuidadores. Rev CEFAC. 2015;17(1):192-200. http://doi.org/10.1590/1982-0216201520413
» http://doi.org/10.1590/1982-0216201520413
54Misquiatti ARN, Fernandes FDM. Terapia de linguagem no espectro autístico: a interferência do ambiente terapêutico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2011;16(2):204-9. http://doi.org/10.1590/S1516-80342011000200015
» http://doi.org/10.1590/S1516-80342011000200015
55Moraes SR. Análise pragmática dos resultados de um programa de estimulação conduzido pelos pais com acompanhamento à distância pelo fonoaudiólogo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2019. http://doi.org/10.11606/D.5.2019.tde-23082019-160332
» http://doi.org/10.11606/D.5.2019.tde-23082019-160332
56Neubauer MA, Fernandes FDM. Functional Communication Profile and speech-language diagnosis in children of the autism spectrum: checklist use. CoDAS. 2013;25(6):605-9. PMid:24626986.
57Navarro PR. Fonoaudiologia no contexto da Equoterapia com crianças autistas: uma reinterpretação a partir da Neurolinguística Discursiva. Cadernos de Estudos Lingüísticos. 2018;60(2):489-506. http://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8651355
» http://doi.org/10.20396/cel.v60i2.8651355
58Pereira ET, Montenegro ACDA, Rosal AGC, Walter CCDF. Augmentative and alternative communication on Autism Spectrum Disorder: impacts on communication. CoDAS. 2020;32(6):e20190167. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019167 PMid:33206773.
» http://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019167
59Roncati AL, Souza AC, Miguel CF. Exposure to a specific prompt topography predicts its relative efficiency when teaching intraverbal behavior to children with autism spectrum disorder. J Appl Behav Anal. 2019;52(3):739-45. http://doi.org/10.1002/jaba.568 PMid:31016715.
» http://doi.org/10.1002/jaba.568
60Rosa KG. Narrativa oral de histórias em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista sem deficiência intelectual [dissertação]. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; 2022 [citado em 2025 Jan 20]. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/2269495c-e7b2-4955-906d-c1a26a0fe835/content
» https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/2269495c-e7b2-4955-906d-c1a26a0fe835/content
61Santos ACF, Xavier IA, Queiroga BAM, Rosal AGC, Lima RASC, Montenegro AC. Telefonoaudiologia para crianças com transtorno do espectro do autismo durante a pandemia da covid-19. Rev CEFAC. 2023;25(1):e10422. http://doi.org/10.1590/1982-0216/202325110422s
» http://doi.org/10.1590/1982-0216/202325110422s
62Segeren L, Fernandes FDM. Caracterização de um serviço de referência no atendimento fonoaudiológico a indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Audiol Commun Res. 2019;24:e2176. http://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2176
» http://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2176
63Silva RA, Lopes-Herrera SA, Vitto LPM. Distúrbio de linguagem como parte de um transtorno global do desenvolvimento: descrição de um processo terapêutico fonoaudiológico. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(4):322-8. http://doi.org/10.1590/S1516-80342007000400012
» http://doi.org/10.1590/S1516-80342007000400012
64Sun IYI, Varanda CA, Fernandes FD. Stimulation of executive functions as part of the language intervention process in children with Autism Spectrum Disorder. Folia Phoniatr Logop. 2017;69(1-2):78-83. http://doi.org/10.1159/000479586 PMid:29248909.
» http://doi.org/10.1159/000479586
65Tamanaha AC, Perissinoto J. Comparison of the evolutional process of children with autism spectrum disorders in different language therapeutic interventions. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(1):8-12. http://doi.org/10.1590/S2179-64912011000100005 PMid:21552726.
» http://doi.org/10.1590/S2179-64912011000100005
66Tamanaha AC, Perissinoto J, Chiari BM. Development of autistic children based on maternal responses to the autism behavior checklist. Pro Fono. 2008;20(3):165-70. http://doi.org/10.1590/S0104-56872008000300005 PMid:18852963.
» http://doi.org/10.1590/S0104-56872008000300005
67Tamanaha AC, Chiari BM, Perissinoto J. A eficácia da intervenção terapêutica fonoaudiológica nos distúrbios do espectro do autismo. Rev CEFAC. 2015;17(2):552-8. http://doi.org/10.1590/1982-021620156314
» http://doi.org/10.1590/1982-021620156314
68Santos THF. Diferentes perspectivas na verificação das habilidades pragmáticas de crianças incluídas no espectro do autismo [tese]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2017. http://doi.org/10.11606/T.5.2017.tde-05102017-100324
» http://doi.org/10.11606/T.5.2017.tde-05102017-100324
69Ferreira EB, Oliveira MS. Introdução à Estatística com R [Internet]. 1. ed. Alfenas: Editora da Unifal, 2020 [citado em 2025 Jan 20]. 194 p. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/wp-content/uploads/sites/125/2021/12/32-EBR_Unifal.pdf
» https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/wp-content/uploads/sites/125/2021/12/32-EBR_Unifal.pdf
70Lester JN, O’Reilly M. The social, cultural, and political discourses of autism. Dordrecht: Springer; 2021. Constructing the meaning(s) of autism; p. 83-94. http://doi.org/10.1007/978-94-024-2134-7_5
» http://doi.org/10.1007/978-94-024-2134-7_5
71APA: American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed. 2014. 992 p.
72Ribeiro NCR, Marteleto RM. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais enquanto um dispositivo info-comunicacional. Encontros Bibli. 2023;28:e90801. http://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90801
» http://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e90801
73Herrera-Del Aguila DD. Trastorno del Espectro Autista: la historia. Diagnóstico. 2021;60(3):131-3. http://doi.org/10.33734/diagnostico.v60i3.300
» http://doi.org/10.33734/diagnostico.v60i3.300
74Donavan J, Zucher C. Outra sintonia: a história do autismo. São Paulo: Companhia das Letras; 2017.
75Sheffer E. Crianças de Asperger: as origens do autismo na Viena Nazista. Rio de Janeiro: Record; 2019.
76Rios C, Camargo KR Jr. Especialismo, especificidade e identidade: as controvérsias em torno do autismo no SUS. Cien Saude Colet. 2019;24(3). http://doi.org/10.1590/1413-81232018243.07862017 PMid:30892531.
» http://doi.org/10.1590/1413-81232018243.07862017
77Bracks M, Calazans R. A questão diagnóstica e sua implicação na epidemia autística. Tempo Psicanal. 2018;50(2):51-76. http://doi.org/10.71101/rtp.50.409
» http://doi.org/10.71101/rtp.50.409
78Piccolo GM. Do pensamento autístico de Eugen Bleuler ao DSM-V: a construção epistemológica do autismo e a explosão de sua manifestação. Scielo Preprints. http://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8383
» http://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8383
79McCadden ERBS. Social story intervention through the neurodiversity lens. Top Lang Disord. 2024;44(4):321-30. http://doi.org/10.1097/TLD.0000000000000355
» http://doi.org/10.1097/TLD.0000000000000355
80Goulart BNG, Chiari BM. Avaliação clínica fonoaudiológica, integralidade e humanização: perspectivas gerais e contribuições para reflexão. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(4):335-40. http://doi.org/10.1590/S1516-80342007000400014
» http://doi.org/10.1590/S1516-80342007000400014
81Gauld C, Jurek L, Fourneret P. Diversity, epistemic Injustice and maeidalization. Cotex. 2024;176:234-6. PMid:38580533.
82Bahia L, Scheffer MO. SUS e o setor privado assistencial: interpretações e fatos. Saúde Debate. 2018;42(3):158-71. http://doi.org/10.1590/0103-11042018s312
» http://doi.org/10.1590/0103-11042018s312
Submetido em:
20/01/2025
Aceito em:
12/03/2025


