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Artigo Original

Perspectivas e práticas de apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem em Portugal

Perspectives of remedial teaching for students with language disorders in Portugal

Anabela Cruz-Santos, Sónia Susana da Silva Costa, Raquel Maria Silva Fernandes, Sara Pereira Sapage

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Resumo

Objetivo: Contribuir para o conhecimento das perspectivas e práticas de apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem em contextos inclusivos em Portugal.

Método: Após revisão da bibliografia sobre o tema, foi elaborado um questionário, posteriormente aplicado a 123 professores do ensino regular. Para a análise dos dados recolhidos, foi realizada uma análise estatística descritiva e inferencial das variáveis dependentes, utilizando testes paramétricos.

Resultados: A análise descritiva revela que a maioria dos professores conhece o conceito de transtornos da linguagem e considera importante compreender o desenvolvimento da linguagem ao lidar com alunos com essa problemática. No entanto, mais da metade dos inquiridos acha que não possui formação nem informações suficientes acerca da aquisição e do desenvolvimento da linguagem e também não concorda que possua competências suficientes para contribuir para a identificação de alunos com transtornos da linguagem. Os resultados relativos à análise inferencial revelam diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito ao gênero, ao tempo de serviço e ao distrito. Os resultados obtidos demonstram boas qualidades métricas no que se refere à consistência interna.

Conclusão: Os resultados evidenciam a necessidade de formação e informação dos professores acerca da aquisição e do desenvolvimento da linguagem e, mais especificamente, dos transtornos da linguagem. Demonstram também que os professores do ensino regular poder-se-ão deparar com dificuldades no apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem e, particularmente, em delinear estratégias adequadas às suas necessidades, nomeadamente na elaboração de programas educativos individualizados.

Palavras-chave

Linguagem; Transtornos da Linguagem; Ensino; Apoio Educativo; Análise Quantitativa

Abstract

Purpose: To analyze how students with Language Disorders receive remedial teaching in inclusive settings in Portugal.

Methods: We developed a questionnaire based on the literature review, and applied it to 123 elementary teachers in Portugal. We performed a descriptive and inferential statistical analysis of the dependent variables using parametric tests.

Results: Descriptive analysis revealed that most teachers know the concept of language disorders and consider it important to the development of language when supporting students with this problem. However, over half of the respondents answered that they have no training and enough information about the acquisition and development of language, and don´t consider having sufficient knowledge to contribute to the identification of students with language disorders. Results for inferential statistics showed statistically significant differences regarding gender; length of service and district, as well as a good internal consistency in relation to the questionnaire.

Conclusion: Results highlight the need for training and information about acquisition and development of language, and more specifically in relation to language disorders. It also showed that elementary teachers may find difficulties in intervention with students with language disorders, and particularly, to adequate strategies to their needs, particularly when developing Individualized Educational Programs for their students in a team.

Keywords

Language; Language Disorders; Teaching; Remedial Teaching; Quantitative Analysis

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Submetido em:
28/04/2018

Aceito em:
07/02/2019

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